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ARTIGOS

" Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas (Mateus 11.29). "

Soluções empresariais!

Humberto Campos Lago (*)

As estatísticas indicam que há um conjunto de problemas que costuma estar presente na vida das empresas. Dependendo de sua intensidade, eles poderão se tornar graves e fatais: 1.-Falta de agressividade nas "Vendas"; 2.-Falta de "Lucratividade"; 3.-"Endividamento" bancário excessivo; 4.-Falta de austeridade nos "Custos/Despesas"; e 5.-Baixo giro dos "Ativos". Qual deles mais preocupa, no momento, sua diretoria? Pessoalmente, acredito que os problemas "reais" de nossas empresas são "outros" e várias organizações tem fracassado por uma percepção equivocada, seguidas de ações gerenciais indevidas:

1.-O "Preço de Venda" ideal de um produto/serviço é aquele que cobre seus Custos e Despesas operacionais, que remunera o Capital investido e que está vinculado a um Volume de vendas. Definir esse preço é um problema gerencial delicado; aplicá-lo, de forma sistemática, é um desafio ainda maior! Muitos administradores falham porque em vez de vincular este preço à metas e performance, preferem elevá-lo, desprezando a capacidade de reação do mercado. Compatibilizar, essas quatro variáveis, num nível ótimo, é uma tarefa árdua e desgastante, diante de um mercado repleto de oscilações e incertezas, de dificuldades conjunturais e cambiais. Você pode administrar de forma esplêndida três desses fatores, porém se falhar num deles, já estará comprometendo seus resultados. Toda a empresa que pretender encobrir sua displicência e/ou incompetência será, cedo ou tarde, identificada e excluída do mercado! A propósito, quais são suas áreas mais frágeis?

2.-O "Desempenho Gerencial", quando baixo, é outro problema grave e freqüente. Raramente ele é detectado e tratado, com a urgência e o rigor requeridos. Remédios corretivos costumam ser amargos e doloridos. Por isso mesmo sua aplicação costuma ser postergada, causando danos adicionais a um organismo já doentio. Sua diretoria deve monitorar, sistematicamente, seus principais indicadores de desempenho, corrigindo prontamente eventuais desvios. A propósito, você tem algum gerente medíocre?

3.-É imperiosa a fixação de "Parâmetros Operacionais", por funcionários, centros de custo e produtos, mediante um efetivo sistema de informática. Os padrões são sinalizadores vitais de sua eficiência ou ineficiência operacional. Desvios significativos dos parâmetros operacionais devem ser identificados em tempo real e a gerência envolvida, intimada a corrigir seus erros, bem como a recuperar as perdas. Qual seu grau de tolerância a desvios?

Conclusão: Todo o problema tem solução! Soluções empresariais são decisões gerenciais sábias, providências operacionais oportunas e ferramentas técnicas criteriosas, capazes de reconduzir uma organização à lucratividade. Se seu lucro não for compatível e sustentável, então reavalie seus sistemas e a performance de sua administração! Como diz o texto acima, hoje é o tempo de aprender e agir corretamente para poder, então, colher resultados!

(*) Humberto Campos Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

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