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ARTIGOS

" Assim será a palavra que sair da minha boca; não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a designei (Isaías 55.11)."

O lucro independe das vendas!

Humberto Campos Lago (*)

Algumas de nossas revistas técnicas reservam uma página inteira apenas para divulgar frases contendo o pensamento e a visão de líderes empresariais e políticos. Para elas, é mais importante a reflexão sobre o pensamento humano do que a receita extra, oriunda da publicidade. Qual o valor de uma idéia? Você é capaz de mensurar, com precisão, o impacto financeiro de uma boa sugestão, nos seus negócios?

Quero desafiar sua Diretoria a aumentar sua lucratividade em 10%, durante o ano de 2.006, sem considerar eventuais acréscimos nas receitas nem a demissão de pessoas, adotando algumas providências. São apenas 10 passos. Eles não vão implicar em custos adicionais, mas apenas na fixação de metas, controles internos e trabalho em equipe:

1.- Reduzir o total de suas Despesas Operacionais em 1%;
2.- Aumentar sua Produtividade Funcional em 1%;
3.- Reduzir o Custo dos Produtos Vendidos em 1%;
4.- Aumentar o Retorno do investimento em 1%;
5.- Reduzir o índice de Endividamento em 1%;
6.- Aumentar o Giro de seus Ativos em 1%;
7.- Reduzir suas Perdas nas vendas a crédito, em 1%;
8.- Aumentar a Produtividade do seu departamento de Informática em 1%;
9.- Reduzir a Ociosidade de seus equipamentos em 1%; e
10.-Aumentar sua Capacidade de geração de caixa em 1%.

Você poderia, ainda, obter ganhos adicionais se fixasse como prioridades: 1-Transferir parte de seus custos fixos para custos variáveis; 2-Aumentar seu capital de giro próprio; 3-Reduzir o grau de imobilizações etc. Distribua, hoje mesmo, cada uma das tarefas acima pelo seu quadro gerencial e revolucione sua organização. Seus ganhos de produtividade podem ser repassados aos clientes ou então utilizados para capitalizar sua firma.

Algumas empresas desconhecem o seu índice de produtividade funcional, indicando a ausência de um importante padrão de desempenho. O que não é medido não pode ser controlado e, por conseqüência, também não pode ser reduzido.

Muitos empresários acompanham os gastos/investimentos de Informática, em bases anuais, como percentual das vendas, mas não dispõe de um índice capaz de avaliar a produtividade desta área. Isto é rudimentar e inaceitável, num departamento repleto de possibilidades.

Concluindo, o texto acima nos recomenda a buscar a sabedoria junto à autêntica fonte. Ao contrário do que pensa a maioria, o aumento da lucratividade independe do aumento das vendas, porém é profundamente dependente da qualidade da gerência e do foco empresarial aplicado. Que o ano de 2.006 seja caracterizado por novos avanços na sua empresa, por grandes realizações na administração e por marcantes conquistas nos lucros !

(*) Humberto Campos Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

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