PAGINA INICIAL
| Página Inicial  |  A Empresa  |  Serviços  |  Clientes  |  Artigos  |  Fale Conosco  
ARTIGOS

"" E viu o seu senhor que Deus era com ele, e que fazia prosperar em sua mão tudo quanto ele empreendia (Gênesis 39.3)."

Administração Profissional

Humberto Campos Lago (*)

Minha experiência profissional mais gratificante, ao longo de diversos anos de trabalho em consultoria empresarial, objetivando auxiliar as empresas na busca do crescimento rápido e sustentado de seus negócios, é um programa em 10 etapas, que gostaria de compartilhar com você:
1.-Definir, junto a Diretoria, para cada unidade de negócios, os principais "indicadores de desempenho" (no mínimo 20 itens); 2.-Extrair os "dados básicos" dos relatórios gerenciais, organizando-os e tabulando-os; 3.-Fazer um "ranking" de todas as unidades de negócio, a partir dos indicadores de desempenho previamente selecionados; 4.-Estimular intensamente a "competição" entre os gerentes, bem como o espírito de inovação e de criatividade; 5.-Analisar, interpretar e "discutir com a Diretoria" o ranking geral do mês atual, versus o mês anterior; 6.-Análise da "performance" individual de cada Gerente (ou unidade de negócios), em relação ao Grupo, sua evolução absoluta e relativa nos últimos meses; 7.-Fazer o gerente classificado em último lugar "estagiar" mensalmente, junto ao gerente classificado em primeiro lugar no ranking geral; 8.-Selecionar e divulgar rapidamente as "melhores práticas gerenciais", para o crescimento uniforme da empresa; 9.-Cada gerente deve identificar a "posição ideal" que deseja ocupar no ranking e a seguir desenvolver um "plano de ação" específico para corrigir os itens deficientes;

10.-Trabalhar as "pessoas" e seus "aspectos comportamentais". Este é o problema mais sério, complexo e trabalhoso. Transformar a performance das pessoas é uma arte sutil, dominada por bem poucos. O "Gerente" e a "Equipe" têm necessidades distintas e reagem de forma diversa aos mesmos estímulos. Nesse sentido, o "Gerente" deve priorizar a liderança, a motivação, o aprimoramento de suas competências pessoais, a análise sistemática de seus pontos fracos x fortes etc; já a "Equipe" deve priorizar o desenvolvimento profissional contínuo de seus integrantes, a orientação para resultados, a avaliação de desempenho, a administração participativa, o espírito de equipe, etc.

Gostaria de ressaltar que a metodologia acima citada pode ser aplicada tanto a uma empresa com diversas Unidades de Negócio (ex: Filiais, Lojas, Linhas de Produção, Regionais...) bem como aos diversos Departamentos de uma mesma Diretoria, desde que estabelecidos parâmetros compatíveis.

Conclusão: Experimente a recomendação acima porque ela é viável, seus custos são mínimos, sua implementação é simples e seus resultados são impressionantes! A prosperidade está ao alcance, apenas, dos empreendedores competentes, eficientes, corajosos e inovadores.

(*) Humberto Campos Lago é Consultor Empresarial e Diretor da PROSPERUS.

Voltar


PROSPERUS Consultoria Empresarial Ltda.
prosperus@prosperus.com.br Fone: (41)3273-4509 e (41)9979-7747
© Copyright 2006 Prosperus. Todos os direitos Reservados.